Fontes

Fontes

As fontes dos computadores fornecem energia para o hardware (componentes físicos). Escolher a fonte mais adequada ajuda a garantir a estabilidade e a durabilidade do computador. 

Neste artigo explicarei alguns detalhes da fonte e mostrarei um caso bastante inusitado que ocorreu com um de nossos clientes.


A fonte é um componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador. Sem ela, a energia elétrica não alimenta o hardware e o computador não funciona, ou seja fica totalmente sem inútil. A fonte de alimentação converte a corrente alternada (AC) da sua rede elétrica em corrente contínua (DC), necessária para o funcionamento do seu computador

Comumente, dependendo do gabinete (caixa de metal/plástico), fica posicionadafonte-1 na parte superior e traseira. É visível na parte de trás da maioria dos equipamentos, e nela estão o conector do cabo de força e a microexaustor. 

Existem fontes de alimentação com entrada automática de energia podendo funcionar de 90 V (Volts) até 240 V (Volts), ou bivolt, geralmente chamadas de “fontes chaveadas“, onde possibilitam alternar manualmente a voltagem de entrada de 110 V ou 220 V. Fique bastante atento pois se em sua região a voltagem for 220 V e você colocar a chave na posição 110 V ela irá queimar instantaneamente, sendo necessário substituir ou enviar para uma assistência em eletrônicos.

As fontes convertem a energia alternada (AC) em tensão contínua (DC) de nível mais baixo. Os níveis típicos de tensões de alimentação são:

  • 3,3 volts
  • 5 volts
  • 12 volts 

Os circuitos eletrônicos da placa mãe e dos outros componentes utilizam tensões de 3,3 e 5 volts, enquanto a tensão de 12 volts é utilizada para fazer funcionar os motores dos  disco rígidos, CD, DVD e dos microventiladores. A especificação principal de uma fonte de alimentação é o Watt, que indica a potência. Quanto maior a potência do computador maior deve ser a potência da fonte.

Na hora de comprar uma fonte, você deve ficar atento em um detalhe técnico bastante importante – a potência. Existem três tipos principais de potência: Potência Real, Potência Reativa, Potência Aparente.

Para uma melhor compreensão vamos fazer uma analogia: potencia

Potencia Ativa (W) representa a porção líquida do copo, ou seja, a parte que realmente será  utilizada para matar a sede. 


Potência Reativa (VAr) é a espuma está ocupando lugar no copo, porém não é utilizada para matar a sede. 

O conteúdo total do copo representa a Potência Aparente (VA). 

 


Se você for comprar uma fonte, fique atento à potência ativa, pois muitos fabricantes vendem fonte de 400 VAr como 400 W, o que pode ludibriar o consumidor.

 

A manutenção em seu computador inclui limpezas físicas periódicas. É interessante que um técnico avalie as condições físicas para evitar maiores problemas.

 

 

 

Caso

 

Um de nossos clientes solicitou uma assessoria reclamando que Fonte
seu computador de mesa estava desligando toda hora. Ao chegar o local, após fazer as verificações básicas de software não encontramos o problema. Então resolvemos abrir o gabinete para verificação. Apesar da sujeira, estava tudo normal.

 

Até que ao posicionar o computador no seu devido local, o técnico percebeu que o cabo de energia, no ponto da inserção na fonte estava extremamente quente. Neste momento o cliente lembrou que havia sentido cheiro de queimado.

 

 

Cabo da FonteAo remover o computador novamente para um local mais iluminado,
 verificamos que o cabo estava quase derretido e o plug da fonte estava completamente oxidado. Observe que o fio da parte interna da fonte é vermelho, mas próximo ao conector está bastante escurecido. 
Fonte

 

A temperatura e a oxidação fizeram o born do cabo praticamente desintegrar-se. Isto pode até mesmo ocasionar um incêndio ou um curto circuito.

 

Por isso é muito importante fazer manutenções preventivas por profissionais experientes. Caso necessite auxílio entre em contato conosco.

Share This Post
Leave A Reply