Suporte

Como Comprar um Computador/Notebook

Com o avanço tecnológico e redução dos componentes necessários para a montagem do interrogaçãocomputador, ocorreu a popularização do mesmo. Porém, com tanta oferta e inúmeras informações técnicas, como as pessoas leigas podem escolher uma boa máquina?

Este artigo visa orientar as pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre os componentes a adquirirem uma ferramenta que atenda suas necessidades sem pesar em seu bolso, e muito menos trazer dores de cabeça posteriores.

A maioria das pessoas utilizam o computador para tarefas muito básicas como:

  • Acesso à internet para pesquisa, redes sociais, vídeos, bancos, correio eletrônico entre outros;
  • Criação de documentos como currículo, trabalhos escolares etc;
  • Impressão de documentos.

Entretanto, ao assistir um comercial ou ler uma propaganda, aparecem uma série de informações técnicas que não fazem o menor sentido. E então, o que fazer?
Com base na longa experiência em campo com centenas de usuários das mais variadas exigências, separei este guia para você ficar seguro ao adquirir um equipamento:

  • Primeiramente observe qual o tipo de processador
    As duas marcas mais populares são Intel® e AMD®. Comparativamente falando, dos tipos mais simples, os processadores da Intel® possuem maior performance e aquecem menos. Por outro lado, os processadores da AMD® possuem um preço mais acessível.processador-intel
    Assim, há o segundo ponto a ser verificado neste quesito – o clock do processador. Os processadores funcionam como calculadoras gigantes, ou seja, quanto maior o clock do processador maior a velocidade de processamento. Este clock vem escrito na forma de Ghz (Giga Hertz), como por exemplo: Processador Intel Dual-Core 2,5 GHz. O termo Dual-Core é utilizado pela Intel® e refere-se a quantidade de núcleos que o processador possui. Desta forma um processador Dual-Core possui dois núcleos enquanto o Quad-Core possui quatro núcleos, e assim por diante.

    Quanto mais núcleos, melhor, pois ganha-se desempenho. Já a AMD® utiliza o termo X para se referir aos núcleos: X2 para dois núcleos, X4 para quatro núcleos e assim por diante. Se possível também recomendo observar a quantidade de cache que este processador tem. Quanto mais melhor. O cache otimiza o desempenho do computador devido sua função de armazenar dados que foram solicitados recentemente.

  • O próximo componente da nossa lista é a memória

    memoria 1Sua função é bem parecida com a do cache, mas com uma capacidade muito maior e uma velocidade muito menor. Ela é responsável por armazenar os dados dos programas no momento que você os executa, porém quando o computador é desligado todos os dados são perdidos.

    As informações mais importantes da mesma são: capacidade de armazenamento dados em Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB).

    Exemplo: 512 MB (quinhentos e doze milhões de bytes), 4 GB (Quatro bilhões de bytes); a frequência, ou seja, velocidade que ela trabalha. Exemplo: 533 MHz, 667MHz. Quanto mais altos estes valores, melhor.

  • Disco Rígido (HD – Hard Disc) ou Unidade de Estado Sólido (SSD – Solid-State Drive)

    Serve para armazenar permanentemente suas informações, não são perdidas quando o computador é desligado. Sua capacidadehd é fornecida em Gigabytes. Exemplo: 500GB (Gigabytes). Atente-se também para a velocidade no qual este disco gira. As duas velocidades mais encontradas são: 5400 RPM (rotações por minuto) e 7200 RPM. Sempre opte pelo valor mais alto.

    Já o SSD não possui um disco que gira. Seu mecanismo de armazenamento e leitura de dados é bastante superior. Isto o torna bem mais caro e o o limita na quantidade suportada de dados. Por isso é comum encontrar notebooks com apenas 120 GB de espaço.

    A diferença na prática é que o SSD é bem mais rápido ao acessar e gravar dados o que impacta na velocidade de resposta aos comandos dados pelo usuário.

     

  • Por fim o Sistema Operacional

    Este é responsável por por gerenciar todos os componentes acima citados e oferecer uma interface onde você possa acessar as informações. Portanto é necessário atentar para suas características. Os três mais populares no Brasil são: Windows, Mac e Linux. Todos possuem seus pontos fortes e desvantagens. Listarei apenas algumas:

    Windows possui diversas licenças: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Ultimate dependendo da versão. As windowsprincipais diferenças são as ferramentas incorporadas que facilitam o dia a dia de algumas tarefas onde, para o Windows® 7 a versão Starter é a mais básica e a Ultimate a mais incorporada.

    Já o Windows® 8 / 8.1 possui as seguintes versões RT (mais básica), Pro e Enterprise (com mais recursos) A lista completa de características pode ser encontrada facilmente no site da empresa.

    A maioria dos computadores de baixo custo vem com a versão Windows® 7 Starter  e impossibilita a utilização de mais de 2 GB de memória, mudar o plano de fundo da área de trabalho, entre vários outros. Não é indicado a compra de um computador com este sistema que, como o próprio nome diz é para iniciante, fornecendo apenas uma pequena gama de recursos. Quanto mais incorporadas, mais caros os computadores.

    Outros detalhes, que muitas vezes ficam ocultos, são os aplicativos necessários para o usuário realizar suas atividades como pacote de escritório, antivírus, leitor de arquivos em pdf entre outros. Existem uma gama enorme de aplicativos gratuitos que podem ser instalados. Cabe ao usuário considerar a compra de alguns destes aplicativos. Pelo fato de ser tão popular, o Windows® é bastante atacado por vírus tornando imprescindível a instalação de antivírus e também mantê-lo atualizado.

    Já o Mac IOS funciona apenas em computadores desenvolvidos pela empresa. Sem dúvida a qualidade destes equipamentosmac-ios são formidáveis e o visual bem implementado. Porém os custos são mais altos. Já possui incorporado leitor de pdf , pacote de escritório e algumas outras facilidades. Possui alta estabilidade e segurança. Porém, sem você usa uma aplicação (programa) especial, verifique se o mesmo possui a versão para o IOS.

    O Linux, por sua vez, possui inúmeras distribuições, entre as mais populares estão: Ubuntu, Fedora, Debian, Linux Mint entre linuxvárias outras. Todas elas possuem pacote de escritório, leitor de pdf. É um sistema bem estável e bastante seguro. Não possui nenhum custo com licenças. Muitas pessoas tem uma cisma deste sistema, porém cada sistema possui suas características, cabe demandarmos um tempo para aprender. Há uma comunidade muito grande de desenvolvedores que estão sempre prontos a ajudar. Os computadores que possuem o Linux instalado, costumam ser mais baratos devido isenção de custo com licenças, porém, se você quiser pode contratar um profissional para instalar uma licença do Windows, o que torna desvantajoso pois o custo sairá bem mais alto.

     

O restante dos componentes do computador como teclado,  mouse, monitor, gabinete não influenciam na performance e sim tecnologicna estética. Portanto escolha livremente. Atenção, o que vale mesmo na hora da compra é o bom senso. Preparei uma lista de equipamentos mínimos para que você compre seu computador sem arrependimentos futuros:

Processador: Intel Pentium Dual-Core 2.4GHZ
Memória: 2GB para sistemas de 32bits e 4GB para sistemas de 64bits.
Disco rígido de 160GB Sata.
Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic, Windows 8 Pro, Ubuntu, Linux Mint ou Mac IOS.

Caso deseje orientação de nossa equipe especializada entre com contato conosco.
Teremos o prazer de poder ajuda-lo. atendimento@acessetec.com

Share This Post
Leave A Reply